Quem somos

CMS Prof Masao Goto - CNES 2270560




O Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto foi inaugurado em 15 de agosto de 1987 a a partir da articulação e negociação bem sucedida entre Associação de Moradores do bairro Jardim Sulacap (Amisul) com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde da época. A unidade Básica de Saúde recebeu este nome em homenagem ao ilustre professor e pesquisador em dermatologia Sanitária da fundação Oswaldo Cruz.

                                                                 
Carioca, Masao Goto nasceu a 11 de fevereiro de 1919. Formou-se em medicina na Universidade do Brasil, onde lecionou na Escola de Enfermagem Ana Neri e na Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Goto ainda formou-se no Curso de Aplicação do IOC e em 1944 foi contratado para trabalhar em Manguinhos, após aprovação em concurso. No Instituto, foi pesquisador, professor e chefe da Secção de Micologia. Colaborador de Arêa-Leão, Goto também dedicou-se ao estudo das micoses sistemáticas e superficiais, das doenças causadas por fungos, entre as quais vale ressaltar, parcoccidioidomicoses, blastomicoses, queloideana, tokelau e ptiríase.


No Hospital Evandro Chagas, Masao Goto tinha uma clientela cativa que o procurava para se consultar em uma das suas especialidades: micologia, alergia ou imunologia clínica. Em 1970, quando foi cassado, Goto desenvolvia, junto com Moacyr Vaz de Andrade e Arêa-Leão, pesquisas sobre a ação antitumor de substâncias produzidas por fungos.

Goto foi membro de inúmeras sociedades, entre as quais, a Latino-Americana de Alergia e Imunopatologia, a SBPC, a de Patologia Clínica, de Alergia e Imunopatologia e a de Microbiologia do Brasil. Logo após a reintegração, Goto faleceu.

A Unidade de saúde Foi erguida em uma estrutura pré-moldada em argamassa e a distribuição de salas e consultórios de acordo com o Modelo de Projeto Arquitetônico Tipo I, ou seja, 1 consultório para cada especialidade médica e não médica ( clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Odontologia, Enfermagem e Fonoudiologia) e as salas de imunização, pré-consulta pediátrica e adulto, medicação e nebulização, farmácia e de reunião.

Atualmente o CMS Professor Masao Goto é Classificado como unidade de Atenção Primária modelo B (unidade mista), possui três equipes de Saúde da Família com o território já definido, as três equipes são as Seguintes: Equipe Carlos Pontes, Equipe Japoré e Equipe Manuel Nogueira de Sá.
O Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto possui ainda, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia, Psicologia, Psiquiatria, Dermatologia, Fonoaudiologia, Serviço social, Nutrição, Odontologia e Enfermagem. Contamos com um Pólo de Hidratação da Dengue. Buscamos colocar em prática os princípios do SUS! Humanização no atendimento!

A unidade foi contemplada com uma nova reforma, modificando sua estrutura física, melhorando a ambiência, ficando mais moderna.


Link da estória do Professor Masao Goto:


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Pontes, S/N - Sulacap

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21)3111-6200 | (21)3111-6201