Como Eu Faço

         PORTA DE ENTRADA!
  
“Acolher com a intenção de resolver os problemas de saúde das pessoas que procuram uma unidade de saúde pressupõe que todas as pessoas que procuram a unidade, por demanda espontânea, deverão ser acolhidas por profissional da equipe técnica”. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
O que é para ser feito na unidade pelos profissionais em relação aos usuários? 
Ser Acolhedor; Ser Educado; Usar expressões positivas.Tentar fazer o máximo para que o usuário saia da unidade Satisfeito! Busca-se colocar em prática os fatores que facilitam o acesso, como: Acolhimento; Escuta; Vínculo; Educação, Planejamento e Territorialização do cuidado.    
Na unidade busca-se definir claramente competências dos profissionais de saúde (Vigilante, Porteiro, recepção, ACS, AVS, técnico de enfermagem, Enfermeiro, médico, dentista, etc.); O acolhimento é em horário Integral; busca-se sempre que os fluxos sejam organizados por todos.
classificação de risco na unidade é realizada por profissional de enfermagem de nível superior, baseia-se em consensos estabelecidos conjuntamente com a equipe médica para avaliar a gravidade ou o potencial de agravamento do caso, assim como o grau de sofrimento do paciente.
Dos usuários que chegam à unidade, todos deverão ser acolhidos, “Faz parte das atribuições de toda unidade primária de saúde e de toda equipe de saúde da família prestar atendimento de urgência sob demanda espontânea”. Todos os profissionais devem estar aptos a reconhecer situações de alerta e de gravidade. (CARTEIRA DE SERVIÇOS, 2010).
Os casos de emergência que porventura derem entrada na unidade devem ser prontamente atendidos e, havendo necessidade deve-se:
1) solicitar a remoção do paciente diretamente a Central de Regulação do Município cujo telefone deve estar afixado na mesa de atendimento da sala de observação clínica e na sala da gerência da unidade,
2) a Central de Regulação deve considerar a solicitação como vaga zero, classificar o risco, informar qual unidade receberá o paciente e enviar de imediato ambulância para remoção,
3) a equipe deve escrever o relato do caso em duas vias e anotar no livro de ocorrência da unidade,
4) em caso de rompimento deste fluxo deve-se entrar em contato imediatamente com a CAP. (CARTEIRA DE SERVIÇOS, 2010). 
 “Até a remoção todas as medidas a fim de estabilização clínica hemodinâmica necessárias devem ser assumidas e o paciente deve permanecer em observação. Nestes casos a remoção deve ser assegurada o mais prontamente possível”. (CARTEIRA DE SERVIÇOS, 2010).





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